terça-feira, 9 de novembro de 2010

Projeto Os Alimentos e a digestão











PROFETO ¬ _ OS ALIMENTOS E A DIGESATÂO
SÉRIE ALVO: 5º ANO
DISCIPLINAS TRABALHADAS: CIÊNCIAS,PORTUGUÊS,MATEMÁTICA.
OBEJETIVOS
• Reconhecer os alimentos como fontes de energia e de substâncias necessárias para o funcionamento, a regeneração e crescimento do corpo.
• Identificar e localizar
O que o aluno poderá aprender com este projeto
• Desenvolver o senso de responsabilidade;
• Conhecer os hábitos de uma alimentação saudável;
• Conscientizar da importância de se alimentar corretamente;
• Compreender a importância da mastigação, na digestão dos alimentos;
• Reconhecer alguns órgãos do sistema digestório;
• Elaborar texto descritivo através do tema estudado;
• Localizar informações explícitas em textos;
• Identificar a estrutura de textos informativos, considerando também sua função social.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
Aproximadamente 300 minutos - 5 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Professor, é importante que os alunos já dominem a leitura e a escrita de pequenos textos. Faça uma sondagem para você observar o que eles entendem por alimentação saudável e a partir de seus conhecimentos prévios proponha as atividades a seguir.
ESTRATÉGIAS
• Levantamento de dados sobre a alimentação dos alunos;

Construção de gráfico sobre os dados coletados;

Leitura e interpretação de texto informativo sobre a alimentação saudável;

Levantamento de hipóteses sobre a alimentação dos bebês;

Leitura e estudo de texto informativo sobre a alimentação dos bebês;

Brincadeira “macaco disse”;

Construção coletiva de texto sobre o conteúdo estudado;

Texto sobre a digestão dos alimentos.
• RECURSOS
• Textos informativos;
• Caderno;
• Mapa do sistema digestório;
• Tabela e gráfico;
• Frutas e bolachas;
• Livro do ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente);
• Laboratório de Informática;
• Diferentes sítios.
DESENVOLVIMEMTO

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
CONHECENDO A ALIMENTAÇÃO DOS ALUNOS:
Depois de discutir com os alunos sobre o que entendem por alimentação saudável, faça um levantamento sobre os hábitos alimentares deles. Se preferir use um questionário para facilitar o levantamento de dados, veja nossa sugestão:
Aluno (a) ____________________________________sala:_____
Os alimentos mais consumidos

Após o preenchimento do questionário, levante os dados com os alunos e faça no quadro uma tabela com os totais dos alimentos mais consumidos por eles.
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
TABULAÇÃO DOS DADOS: ALIMENTOS MAIS CONSUMIDOS

Discuta com os alunos qual gráfico irão levantar, para isso leve para sala alguns modelos de gráficos ( barras, pizza etc...).
Deixe claro qual é o objetivo do gráfico. Veja um exemplo de gráfico elaborado a partir dos dados:
Gráfico 1 - alimentos mais consumidos pelos alunos no horário do almoço.

ATIVIDADE DE CASA
Depois de elaborar o primeiro gráfico, solicite que eles façam os outros gráficos a partir dos dados coletados: alimentos mais consumidos no lanche da tarde, no café da manhã e no jantar. Se considerar cansativo, escolha uma refeição apenas para que eles elaborem outro gráfico.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
TRABALHANDO COM OS RESULTADOS
Professor, resgate os resultados da atividade anterior e elabore questões que estimulem os alunos a refletirem sobre a responsabilidade que eles também tem sobre a sua alimentação, tais como:
a) Qual é o alimento mais consumido pelos alunos no almoço? Qual é o menos consumido? Vocês acham que o alimento mais consumido é o mais saudável? Por quê?
b) Nós somos responsáveis por nossa alimentação? Quem faz as escolhas dos alimentos que ingerimos?
c) Nos também podemos ajudar os nossos pais na escolha dos alimentos?
d) Os alimentos saudáveis são mais caros? Será que estamos fazendo as escolhas corretas?
Apresente o texto para contextualizar o debate:

O segredo de uma refeição saudável está na variedade dos alimentos que cosumimos e na combinação entre eles. Além disso, também é importante:
• Fazer cerca de 5 ou 6 refeições por dia;
• Não deixar de fazer nenhuma das refeições do dia;
• Fazer as refeições em ambientes agradáveis e em posição confortável;
• Evitar discussões na hora das refeições;
• Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeição;
• Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos como pimenta e mostarda;
• Evitar tomar líquidos durante as refeições;
• Evitar bebidas alcoólicas.
Fonte: http://ceteptai1.blogspot.com/
Professor, na sequência da aula leia o texto com os alunos e proponha uma atividade para registro no caderno de Ciências, mas antes, leve-os para o Laboratório de Informática e explore a Pirâmide Alimentar. No sìtio a seguir encontrará diversas pirâmides, mas o principal é deixar clara a importância de termos em nossa alimentação os diversos grupos. Se possível solicite que eles reproduzam a Pirâmide Alimentar no caderno de Ciências, pois as crianças gostam de desenhar.
Alimentar-se não é só comer

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=piramide+alimentar&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=omFfTL3jNYS0uAf2nozGBw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCcQsAQwAA&biw=1259&bih=627
Uma alimentação variada é importante. É preciso comer um pouco de alimentos de cada um desses grupos. Se você não gosta de algum alimento, se ele é difícil de ser encontrado ou é caro, é só escolher outro. Mas é importante que seja do mesmo grupo. Aprendemos a andar, a correr, a nadar, a ler e a escrever.
Alimentar-se bem é coisa que a gente também aprende!
1) Invente e registre no caderno um cardápio para um dia inteiro. Procure distribuir alimentos dos grupos 1,2,3 em todas as refeições.
2) Faça um pequeno texto dando sua opinião sobre alimentação saudável, será que seus hábitos alimentares estão bons?
Fonte: Livro Descobrindo o ambiente. Atual editora/2008 Jordelina Lages Martins Wykrota e outros.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, aproveite que os alunos já compreenderam o que é alimentação saudável e questione-os:
_Será que um bebê come o mesmo que nós comemos? Por quê?
_Qual seria a alimentação saudável de um bebê?
Deixe que os alunos levantem hipóteses sobre a alimentação ideal para o bebê. Depois apresente o texto a seguir para que leiam e comprovem suas hipóteses.
Qual a alimentação indicada para o primeiro ano do bebê?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam que até o sexto mês a criança seja alimentada apenas com o leite materno. Após esse período, podemos introduzir na dieta, aos poucos, sucos de frutas, papas e água potável. Esses alimentos não substituem o leite materno, que deve ser dado ao bebê até cerca de dois anos de idade. Em geral, nenhuma fruta é contraindicada. As mães devem apenas basear a escolha segundo características regionais, períodos de safra, custo e quantidade de fibras que elas contêm. A criança pode consumir até 200 ml de suco natural por dia e, de preferência, no intervalo das refeições.
Fonte: http://www.alobebe.com.br/site/revista/reportagem.asp?texto=435

http://www.e-familynet.com/phpbb/album_pic.php?pic_id=14095
Em seguida proponha a atividade abaixo:
Leia o texto com atenção e responda as questões:
1) No texto a expressão “nenhuma fruta é contraindicada” significa:
( ) Que os bebês não podem comer frutas porque engasgam.
( ) Que as mães devem escolher apenas frutas macias.
( ) Que os bebês podem comer qualquer fruta.
( ) Que os bebês só podem comer frutas após os 2 anos.
2) Até quando a criança deve alimentar-se só com leite materno:
( ) até dois anos
( ) até um ano
( ) até seis meses
( ) A vida toda
3) Complete com o nome da alimentação adequada para o bebê:
Até 6 meses: _______________________________ .
Até dois anos: ______________________________ .
4) Este texto tem por objetivo:
( ) Informar sobre a alimentação dos bebês.
( ) Incentivar a amamentação.
( ) Informar que é importante dar frutas para os bebês.
( ) Informar que os bebês podem consumir até 200 ml de suco por dia.
5) Porque a alimentação dos bebês é líquida ou em forma de papinhas?
6) Qual a importância de ler este tipo de texto?
7)Descreva como é a alimentação dos alunos na escola e dê sua opinião:
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, a partir do trabalho sobre alimentação saudável explore os órgãos do sistema digestório, assim os alunos conhecerão o processamento dos alimentos em nosso organismo.
CONHECENDO OS ÓRGÃOS QUE FAZEM A DIGESTÃO:
_Professor, peça ajuda de uma criança, de preferência um menino magrinho, que não se incomode de tirar a camisa. Solicite que abra a boca e coloque a língua para fora. Mostre para a turma a boca e a língua. Coloque a mão e localize na criança o esôfago e o estômago.
Se em sua escola tiver os mapas dos sistemas, busque e mostre o sistema digestório para que visualizem melhor.
Pegue na cantina da escola bolachas e dê uma para cada aluno e combine um dia antes para que levem uma fruta já lavada ou descascada.
BRINCANDO DE MACACO DIZ:
Professor, combine que todos os alunos devem seguir as ordens do macaco, senão sai da brincadeira:
1) Morder a fruta.
2) Mastigar 10 vezes.
3) Engolir
4) Sorrir
5) Olhar para esquerda.
6) Levantar a fruta para o alto.
7) Morder novamente.
8) Mastigar 15 vezes.
9) Engolir... (criar comandos e brincar com movimentos, mastigação, lateralidade...).
Ao final da brincadeira pergunte o que exige mais mastigação a bolacha ou a maçã, por quê? Trabalhe sobre a importância da mastigação para a boa digestão dos alimentos.
Professor, utilizando o mapa do sistema digestório ou com a ajuda de uma criança faça o caminho da fruta pelo nosso corpo. Questione e deixe formularem hipóteses:
1. Qual a importância dos dentes e da saliva no processo de digestão?
2. Porque cozinhamos alguns alimentos?
3. O que é mais saudável: cozinhar ou fritar? Justifique?
Se possível leve os alunos para o Laboratório de Informática e acesse o sítio: http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU e você verá um vídeo que mostra todo processo da digestão do alimento.

http://aparelhodigestorionutri.blogspot.com/2009/06/sistema-digestorio_19.html
Ainda no Laboratório de Informática, aproveite e acesse o sítio a seguir:
http://www.smartkids.com.br/passatempos/sistema-digestorio.html
nele você encontrará diversas brincadeiras e jogos envolvendo o sistema digestório. Os alunos vão adorar!
5ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para finalizar este trabalho, proponha a elaboração de um texto coletivo, sistematizando o conteúdo estudado, no caderno de Ciências.
Sugestão de título: UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL GARANTE UMA BOA DIGESTÃO.
ENTREVISTA COM UMA NUTRICIONISTA
Professor, se possível, você poderá também convidar uma nutricionista para falar sobre o tema para os alunos, solicite que explique melhor a Pirâmide Alimentar, o aproveitamento dos alimentos, cascas e folhas e a responsabilidade dos pais em não dar guloseimas em demasia aos filhos.
Recursos Complementares
Professor, no sítio a seguir você encontra uma ampla explicação sobre alimentação saudável, para todas as etapas da vida: http://www.bancodealimentos.org.br/por/educacao/index.htm
No sítio a seguir você encontra uma relação atualizada dos alimentos considerados saudáveis e seus nutrientes: http://www.alimentacaosaudavel.org/Guia-Nutricional-Alimentos.html
http://saude.terra.com.br/guia/abcdasaude/digestao/interna/0,,OI253861-EI2559,00.html
Avaliação
Professor, leia e analise as produções escritas dos alunos e a resolução das atividades, pois elas te darão um bom feedback se seus objetivos foram alcançados. O tema é instigante, pois fala do corpo e o quanto é importante aprendermos a cuidar bem dele, observe a interação dos alunos nos debates, nas formulações das hipóteses. Faça as intervenções buscando trabalhar o senso de responsabilidade. É importante observar através dos debates e das atividades escritas se compreenderam as características do texto informativo e se assimilaram a importância da alimentação saudável e como ela deve ser.

CONCEITO DE CURRICULO E O PROCESSO DE INTERGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

É um projeto que estabelece um elo entre os princípios e a prática, incluindo tanto a matéria a ser ministrada quanto a caracterísca da região. Torna-se, assim, um roteiro para a orientação do professor. O campo de tecnologias na educação passou a englobar estudos sobre como conceber, gerir e avaliar os processos de ensino aprendizagem em função dos objetivos pedagógicos e agora procura explicar a integração entre tecnologias e desenvolvimento curricular.
Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Sejam quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração entre tecnologias e currículo.
A diversidade de projetos de currículo no ensino muitas vezes deixa o professor preocupado em saber como situar sua pratica em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias nas atividades do espaço. Conhecer as especialidades e as implicações do uso pedagógico de todas as mídias disponível no contexto da escola favorece ao professor criar situações para que o aluno possa integrá-las de forma significativas e adequadas ao desenvolvimento do seu projeto.

CURRICULO DESENVOLVIDO NA AÇÃO



Através das mídias e tecnologias desenvolvidas na aula foi muito gratificante, pois despertou curiosidade possibilitando desenvolver atitudes, praticar valores. O projeto foi desenvolvido na sala de aula com participação das mídias e recursos pedagógicos, houve uma aceitação, considerável e as disciplinas abrangeram a área de ciências humanas.
Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula, em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mídias.
Com base nestes princípios e concepções, os aspectos fundamentais a enfatizar no processo de integração de tecnologias ao currículo no trabalho com projetos é a produção colaborativa de conhecimentos, o uso da tecnologia, na aprendizagem e no desenvolvimento do currículo. O da sala de aula, em termos de propiciar aos alunos uma nova forma de aprender integrando as diferentes mo desenvolver atitudes.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Curso: Ensinando e aprendendo com as TIc
Cursista: Maria Albertina Francisca Guimarães

POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Segundo Pedro Demo a escola está distantes dos desafios e começa pelo professor Ele é uma figura fundamental no processo tecnológico, a aprendizagem aparece na vida das crianças de tal maneira que aquilo que ele aprende quando está mexendo na internet, são coisas da vida. A escola parece um mundo – estranho, as linguagens, hoje se tornam multimodiais, um texto que já tem vários coisas inclusas, som, imagem texto, animação um texto tem que ter tudo isso para ser atrativo. As crianças têm que aprender isso - é uma tecnologia maravilhosa.
O computador deve ser utilizado como um canalizador de uma mudança da educação que promova a aprendizagem nas mãos do aprendiz e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento pelo aluno como um todo, entretanto, o computador para ser efetivo no prcesso de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar não pode ser inserido na educação como uma máquina de ensinar.
É necessário usar uma ferramenta que facilite a expressão do raciocínio e a reflexão a depuração do mesmo. O computador pode ser essa ferramenta no ponto de partida a diversidade de programas a integração, o domínio dos recursos oferecidos pela ferramenta, e no processo educativo. Que podemos encontrar algumas respostas para as questões que surgem apartir do uso do computador e que remetem á transformação da prática do educador.
A novidade precisa ser trazida prar dentro da escola e compreendida por toda comunidade escolar. Nos limites da sala de aula, essa compreensão demanda níveis distintos de reflexão do educador a respeito do que ele faz na sua ação pedagógica e a reflexão que o aluno deve fazer sobre o que aprende,provocada por educador.
Se somos pessoas com uma visão de gestão democrática,utilizaremos a tecnologia para incentivar a participação, a troca de informações, as decisões compartilhadas,A tecnologia está em tudo, a toda hora,em qualquer lugar ela nos ajuda.
É importante estarmos atentos para utilizá-las de forma sensata, equilibrada e inovadora. Hoje, é desafiador aprender a equilibrar a demanda de incessante informação.
O projeto pode ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades de privilegiam diferentes formas de interação, as tics não são apenas mero instrumento para se comunicar, para o sistema educativo reside aqui o grande desafio seja do funcionamento global da escola, seja na formulação e implemento do currículo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Plano de aula com material digital

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REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM

A aprendizagem veio ao longo do curso, no começo não foi fácil, mas com o tempo, a aprendizagem parece facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, participamos ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. De acordo com os avanços tecnológicos, vem sendo oferecidos para os usuários das mídias em geral, várias ferramentas de comunicação e gerenciamento da informação dentro de uma prática pedagógica inovador, facilitam o processo de ensino aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as outras escolas, aumentam a interação (redes eletrônicos), permitem a personalização ou seja adaptação ao ritmo de trabalho de cada aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia–dia. Por tanto, precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso do computador, de pessoal preparado para resolver seus problemas técnicos, treinados para utilizá-lo bem, de acesso irrestrito ás máquinas e á internet, de alunos que dominem as ferramentas oferecidas pelos sistemas.

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL

PLANO DE AULA

Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 5º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Contos de fadas
Componente Curricular:Língua portuguesa
Professora: Gercina Francisco Guimarães

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL
DIGITAL.
TEMA: CONTOS DE FADA
OBEJETIVOS
- Trabalhar a oralidade através da apresentação de contos de fadas lidos pelos alunos.
- Despertar o senso crítico através da realização de uma pesquisa utilizando as mídias digitais como: internet.
- Utilizar o editor de texto Word.
- Empregar corretamente recursos digitais.
- Efetuar correção ortográfica e gramatical.
- Resumir texto e montar apresentação em power point.
- Realizar pesquisa na internet sobre contos de fada.

Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça algumas histórias do gênero contos de fadas e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Sentados em círculo, o professor realizará uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e suas características. Citar alguns e pedir que os contem oralmente.
2. Registrar, no quadro, o nome dos contos de fadas citados pelos alunos.
3. Em duplas, pedir que os alunos escolham um conto de fadas conhecido de que mais gostem e façam a reescrita do mesmo, num rascunho.
4. Antes de entregar a produção ao professor, para ser corrigida, pedir que observem se o texto:
a) possui título;
b) possui divisão de parágrafos;
c) as falas possuem parágrafo e travessão;
d) a história possui início, meio e fim.
5. O professor fará a correção e entregará para ser passado a limpo.
6. Após a correção, a reescrita e a ilustração do conto produzido, este será exposto, no mural da sala, em cartazes.
7. Cada dupla fará um desenho da parte da história de que mais achou interessante em sua reescrita e explicará o motivo da escolha.
8. Após a confecção dos cartazes, as duplas deverão apresentar o resultado do seu trabalho, justificando. as suas escolhas.
9. Orientar os alunos para pesquisa sobre contos,utilizando a internet na sala de informática.
10.Levar os alunos para assistir na sala de vídeo contos baixados da TV escola como: A PRINCESA E A ERVILHA, A ROUPA DO IMPERADOR. ETC.
11.Resumir o conto selecionado pala dupla com auxílio do computador para apresentação em Power point.
Recursos Complementares
Computador
• Internet
• Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.youtube.com/results?search_query=contos+de+fada+ciderela&aq=f
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos: um. Trabalharam a oralidade através dos contos de fadas produzidos; dois. Confeccionaram cartazes, em grupos, sobre momentos interessantes nos contos de fadas; três. Despertaram o senso crítico através da realização da pesquisa na internet; quatro.Desenvolve oralidade expressividade na dramatização dos contos de fadas.