quinta-feira, 28 de outubro de 2010

POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Curso: Ensinando e aprendendo com as TIc
Cursista: Maria Albertina Francisca Guimarães

POSSÍVEIS MUDANÇAS E POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS

Segundo Pedro Demo a escola está distantes dos desafios e começa pelo professor Ele é uma figura fundamental no processo tecnológico, a aprendizagem aparece na vida das crianças de tal maneira que aquilo que ele aprende quando está mexendo na internet, são coisas da vida. A escola parece um mundo – estranho, as linguagens, hoje se tornam multimodiais, um texto que já tem vários coisas inclusas, som, imagem texto, animação um texto tem que ter tudo isso para ser atrativo. As crianças têm que aprender isso - é uma tecnologia maravilhosa.
O computador deve ser utilizado como um canalizador de uma mudança da educação que promova a aprendizagem nas mãos do aprendiz e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento pelo aluno como um todo, entretanto, o computador para ser efetivo no prcesso de desenvolvimento da capacidade de criar e pensar não pode ser inserido na educação como uma máquina de ensinar.
É necessário usar uma ferramenta que facilite a expressão do raciocínio e a reflexão a depuração do mesmo. O computador pode ser essa ferramenta no ponto de partida a diversidade de programas a integração, o domínio dos recursos oferecidos pela ferramenta, e no processo educativo. Que podemos encontrar algumas respostas para as questões que surgem apartir do uso do computador e que remetem á transformação da prática do educador.
A novidade precisa ser trazida prar dentro da escola e compreendida por toda comunidade escolar. Nos limites da sala de aula, essa compreensão demanda níveis distintos de reflexão do educador a respeito do que ele faz na sua ação pedagógica e a reflexão que o aluno deve fazer sobre o que aprende,provocada por educador.
Se somos pessoas com uma visão de gestão democrática,utilizaremos a tecnologia para incentivar a participação, a troca de informações, as decisões compartilhadas,A tecnologia está em tudo, a toda hora,em qualquer lugar ela nos ajuda.
É importante estarmos atentos para utilizá-las de forma sensata, equilibrada e inovadora. Hoje, é desafiador aprender a equilibrar a demanda de incessante informação.
O projeto pode ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades de privilegiam diferentes formas de interação, as tics não são apenas mero instrumento para se comunicar, para o sistema educativo reside aqui o grande desafio seja do funcionamento global da escola, seja na formulação e implemento do currículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário