quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Plano de Aula






Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

EIXO TEMATICO

ÁGUA UM BEM FINITO VAMOS ECONOMIZAR E
PRESERVA-LÁ

OBJETIVO GERAL:


Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção e conservação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


• Compreender que a água potável é uni recurso natural finito e escasso;
• Reconhecer a necessidade de economizar água;
• Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis;
• Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
• Elaborar cartazes informativos e distribuir na Escola.

JUSTIFICATIVA:

Sabemos que a Terra é formada por muita água, que o Brasil é rico em recursos hídricos, mas que apenas 1% da água do Planeta está disponível para o uso. Em decorrência da crescente escassez de água doce, vimos através de este alertar para a necessidade de sua preservação e utilização consciente.

PROCEDIMENTOS:

Esta aula será desenvolvida durante as aulas ciências. Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na internet, em casa através de observações no consumo e desperdício da água. O período de finalização das atividades sobre o assunto será de 18/06/2010, em uma feira de ciências realizada por todos os alunos da escola. Os alunos do 4ª da professora Edilene irão apresentar o que aprendeu para a comunidade escolar e os pais. As apresentações serão através de cartazes e slides apresentado em data show, distribuição de panfletos com dicas de como economizar água para manter a vida no nosso planeta.

DESENVOLVIMENTO:

A aula será desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A sala será dividida em 06 (seis) grupos, onde cada um terá uma situação problema para solucionar.

CONCLUSÃO:


Ao término das atividades citadas, os grupos farão um relatório de análise de dados e, os juntarão, analisarão e responderão a questão principal da aula: “Como preservar a água do nosso planeta para nos mantermos vivos?” Por final, distribuirão cartazes e folders informativos pela escola, sobre como economizar água e sua importância em nossa vida apresentação de slides em data show durante uma feira de ciências.

RECURSOS:

Internet, cartazes, panfletos, folderes informativos, painéis, livros do aluno, papel cartão, cartolina, câmera fotográfica, filmadora etc.

AVALIAÇAO:

• Participação;
• Organização.
• Criatividade;
• Conclusão dos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário