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quarta-feira, 27 de outubro de 2010
REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM
A aprendizagem veio ao longo do curso, no começo não foi fácil, mas com o tempo, a aprendizagem parece facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, participamos ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento. De acordo com os avanços tecnológicos, vem sendo oferecidos para os usuários das mídias em geral, várias ferramentas de comunicação e gerenciamento da informação dentro de uma prática pedagógica inovador, facilitam o processo de ensino aprendizagem: sensibilizam para novos assuntos, trazem informações novas, diminuem a rotina, nos ligam com o mundo, com as outras escolas, aumentam a interação (redes eletrônicos), permitem a personalização ou seja adaptação ao ritmo de trabalho de cada aluno, porque trazem para a sala de aula as linguagens e meios de comunicação do dia–dia. Por tanto, precisamos de professores capacitados, conscientes do potencial e dos limites do uso do computador, de pessoal preparado para resolver seus problemas técnicos, treinados para utilizá-lo bem, de acesso irrestrito ás máquinas e á internet, de alunos que dominem as ferramentas oferecidas pelos sistemas.
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL
PLANO DE AULA

Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 5º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Contos de fadas
Componente Curricular:Língua portuguesa
Professora: Gercina Francisco Guimarães
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL
DIGITAL.
TEMA: CONTOS DE FADA
OBEJETIVOS
- Trabalhar a oralidade através da apresentação de contos de fadas lidos pelos alunos.
- Despertar o senso crítico através da realização de uma pesquisa utilizando as mídias digitais como: internet.
- Utilizar o editor de texto Word.
- Empregar corretamente recursos digitais.
- Efetuar correção ortográfica e gramatical.
- Resumir texto e montar apresentação em power point.
- Realizar pesquisa na internet sobre contos de fada.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça algumas histórias do gênero contos de fadas e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Sentados em círculo, o professor realizará uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e suas características. Citar alguns e pedir que os contem oralmente.
2. Registrar, no quadro, o nome dos contos de fadas citados pelos alunos.
3. Em duplas, pedir que os alunos escolham um conto de fadas conhecido de que mais gostem e façam a reescrita do mesmo, num rascunho.
4. Antes de entregar a produção ao professor, para ser corrigida, pedir que observem se o texto:
a) possui título;
b) possui divisão de parágrafos;
c) as falas possuem parágrafo e travessão;
d) a história possui início, meio e fim.
5. O professor fará a correção e entregará para ser passado a limpo.
6. Após a correção, a reescrita e a ilustração do conto produzido, este será exposto, no mural da sala, em cartazes.
7. Cada dupla fará um desenho da parte da história de que mais achou interessante em sua reescrita e explicará o motivo da escolha.
8. Após a confecção dos cartazes, as duplas deverão apresentar o resultado do seu trabalho, justificando. as suas escolhas.
9. Orientar os alunos para pesquisa sobre contos,utilizando a internet na sala de informática.
10.Levar os alunos para assistir na sala de vídeo contos baixados da TV escola como: A PRINCESA E A ERVILHA, A ROUPA DO IMPERADOR. ETC.
11.Resumir o conto selecionado pala dupla com auxílio do computador para apresentação em Power point.
Recursos Complementares
Computador
• Internet
• Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.youtube.com/results?search_query=contos+de+fada+ciderela&aq=f
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos: um. Trabalharam a oralidade através dos contos de fadas produzidos; dois. Confeccionaram cartazes, em grupos, sobre momentos interessantes nos contos de fadas; três. Despertaram o senso crítico através da realização da pesquisa na internet; quatro.Desenvolve oralidade expressividade na dramatização dos contos de fadas.
Colégio: Ademar Vicente Ferreira Sobrinho
Turma: 5º ano Ensino Fundamental
Conteúdo: Contos de fadas
Componente Curricular:Língua portuguesa
Professora: Gercina Francisco Guimarães
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AULA COM MATERIAL
DIGITAL.
TEMA: CONTOS DE FADA
OBEJETIVOS
- Trabalhar a oralidade através da apresentação de contos de fadas lidos pelos alunos.
- Despertar o senso crítico através da realização de uma pesquisa utilizando as mídias digitais como: internet.
- Utilizar o editor de texto Word.
- Empregar corretamente recursos digitais.
- Efetuar correção ortográfica e gramatical.
- Resumir texto e montar apresentação em power point.
- Realizar pesquisa na internet sobre contos de fada.
Duração das atividades
Quatro aulas de 50 minutos (aproximadamente)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno conheça algumas histórias do gênero contos de fadas e suas características.
Estratégias e recursos da aula
1. Sentados em círculo, o professor realizará uma conversa orientada sobre os contos de fadas conhecidos pelos alunos e suas características. Citar alguns e pedir que os contem oralmente.
2. Registrar, no quadro, o nome dos contos de fadas citados pelos alunos.
3. Em duplas, pedir que os alunos escolham um conto de fadas conhecido de que mais gostem e façam a reescrita do mesmo, num rascunho.
4. Antes de entregar a produção ao professor, para ser corrigida, pedir que observem se o texto:
a) possui título;
b) possui divisão de parágrafos;
c) as falas possuem parágrafo e travessão;
d) a história possui início, meio e fim.
5. O professor fará a correção e entregará para ser passado a limpo.
6. Após a correção, a reescrita e a ilustração do conto produzido, este será exposto, no mural da sala, em cartazes.
7. Cada dupla fará um desenho da parte da história de que mais achou interessante em sua reescrita e explicará o motivo da escolha.
8. Após a confecção dos cartazes, as duplas deverão apresentar o resultado do seu trabalho, justificando. as suas escolhas.
9. Orientar os alunos para pesquisa sobre contos,utilizando a internet na sala de informática.
10.Levar os alunos para assistir na sala de vídeo contos baixados da TV escola como: A PRINCESA E A ERVILHA, A ROUPA DO IMPERADOR. ETC.
11.Resumir o conto selecionado pala dupla com auxílio do computador para apresentação em Power point.
Recursos Complementares
Computador
• Internet
• Recursos de áudio e recursos digitais ((som, data show, vídeos, áudios, animações) que podem ser encontrados em alguns sites):
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
http://www.youtube.com/results?search_query=contos+de+fada+ciderela&aq=f
http://www.portacurtas.com.br/index.asp
Avaliação
Ao final das atividades o professor irá avaliar se os alunos: um. Trabalharam a oralidade através dos contos de fadas produzidos; dois. Confeccionaram cartazes, em grupos, sobre momentos interessantes nos contos de fadas; três. Despertaram o senso crítico através da realização da pesquisa na internet; quatro.Desenvolve oralidade expressividade na dramatização dos contos de fadas.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Educação e Tecnológias
A chegada das tecnologias de informação e comunicação(tic) na escola traz desafios e problemas, cujas soluções vão depender das pontecialidades de cada escola e do trabalho pedagógico que nela se realiza.
O Que é Hipertexto
Hipertexto é o termo que remete a um texto palavras, imagens ou sons, cujo acesso se da através de referencias especificas atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e tópicos relevantes é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação.
O trabalho com o hipertexto pode impulsionar o aluno à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino aprendizagem facilita um ambiente no qual aprendizagem acontece incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, aos usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem.
Na sala de aula onde se trabalha com hipertextos os alunos acabam aprendendo mais; os professores também podem usar o hipertexto para funções pedagógicas. O hipertexto também traz para educação a construção de conhecimentos compartilhados, outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos a distância facilitando a informação a nos localizados mais distinto pontos.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referencia a outros textos, totalmente independentes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário que se refere a esta lei tua como “navegação”.
Hipertexto é o termo que remete a um texto palavras, imagens ou sons, cujo acesso se da através de referencias especificas atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e tópicos relevantes é a utilização da ferramenta de hipertexto na educação.
O trabalho com o hipertexto pode impulsionar o aluno à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino aprendizagem facilita um ambiente no qual aprendizagem acontece incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, aos usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem.
Na sala de aula onde se trabalha com hipertextos os alunos acabam aprendendo mais; os professores também podem usar o hipertexto para funções pedagógicas. O hipertexto também traz para educação a construção de conhecimentos compartilhados, outro aspecto fundamental do hipertexto é sua eficiência no planejamento e desenvolvimento de cursos a distância facilitando a informação a nos localizados mais distinto pontos.
O hipertexto é muito apropriado para a representação de informações no computador por dois motivos permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referencia a outros textos, totalmente independentes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário que se refere a esta lei tua como “navegação”.
Análise do web site
Tecnologia da Minha Escola
WWW.novaescola.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=szNSCkLQnWY
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
http://en.scientificcommons.org/14917184
http://bloguinfo.blogspot.com/2008/01/uso-das-tics-na-educao.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo hoje. Visite estes sites.
WWW.novaescola.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=szNSCkLQnWY
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
http://en.scientificcommons.org/14917184
http://bloguinfo.blogspot.com/2008/01/uso-das-tics-na-educao.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo hoje. Visite estes sites.

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios, os recursos disponíveis são apenas instrumentos, contextualizando práticas integrando a escola com o mundo.
O desafio do sistema educacional é formar alunos cidadãos responsáveis e contínuos aprendizes.
A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Se for um professor- aprendiz inovador pode combinar roteiros previsíveis, trilhados com diferentes estratégias e caminhos do conhecimento e informação.
Se gostarmos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz,antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e com todos estes aspectos tecnológicos, o professor organiza o trabalho com finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo neles uma autonomia na busca e seleção de informações, principalmente para que seja contínuos aprendizes.
Todo educador sabe que não basta treinar os alunos para a apreensão da realidade: é preciso motivá-los, supreendê-lo com projetos pedagógicos oferecidos pela escola nos diversas áreas do conhecimento humano.
Assim; imersos em um clima de aventura e descoberta; os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar um conhecimento.
A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios, os recursos disponíveis são apenas instrumentos, contextualizando práticas integrando a escola com o mundo.
O desafio do sistema educacional é formar alunos cidadãos responsáveis e contínuos aprendizes.
A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Se for um professor- aprendiz inovador pode combinar roteiros previsíveis, trilhados com diferentes estratégias e caminhos do conhecimento e informação.
Se gostarmos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz,antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e com todos estes aspectos tecnológicos, o professor organiza o trabalho com finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo neles uma autonomia na busca e seleção de informações, principalmente para que seja contínuos aprendizes.
Todo educador sabe que não basta treinar os alunos para a apreensão da realidade: é preciso motivá-los, supreendê-lo com projetos pedagógicos oferecidos pela escola nos diversas áreas do conhecimento humano.
Assim; imersos em um clima de aventura e descoberta; os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar um conhecimento.
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