terça-feira, 28 de setembro de 2010


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios, os recursos disponíveis são apenas instrumentos, contextualizando práticas integrando a escola com o mundo.
O desafio do sistema educacional é formar alunos cidadãos responsáveis e contínuos aprendizes.
A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Se for um professor- aprendiz inovador pode combinar roteiros previsíveis, trilhados com diferentes estratégias e caminhos do conhecimento e informação.
Se gostarmos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz,antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e com todos estes aspectos tecnológicos, o professor organiza o trabalho com finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo neles uma autonomia na busca e seleção de informações, principalmente para que seja contínuos aprendizes.
Todo educador sabe que não basta treinar os alunos para a apreensão da realidade: é preciso motivá-los, supreendê-lo com projetos pedagógicos oferecidos pela escola nos diversas áreas do conhecimento humano.
Assim; imersos em um clima de aventura e descoberta; os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar um conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário