Tecnologia da Minha Escola
WWW.novaescola.org.br
http://www.youtube.com/watch?v=szNSCkLQnWY
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/
http://en.scientificcommons.org/14917184
http://bloguinfo.blogspot.com/2008/01/uso-das-tics-na-educao.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
A tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo hoje. Visite estes sites.
[link=http://www.moldurasgratis.com][/link]
[b]Montagens com suas fotos? http://www.moldurasgratis.com[/b]
terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios, os recursos disponíveis são apenas instrumentos, contextualizando práticas integrando a escola com o mundo.
O desafio do sistema educacional é formar alunos cidadãos responsáveis e contínuos aprendizes.
A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Se for um professor- aprendiz inovador pode combinar roteiros previsíveis, trilhados com diferentes estratégias e caminhos do conhecimento e informação.
Se gostarmos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz,antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e com todos estes aspectos tecnológicos, o professor organiza o trabalho com finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo neles uma autonomia na busca e seleção de informações, principalmente para que seja contínuos aprendizes.
Todo educador sabe que não basta treinar os alunos para a apreensão da realidade: é preciso motivá-los, supreendê-lo com projetos pedagógicos oferecidos pela escola nos diversas áreas do conhecimento humano.
Assim; imersos em um clima de aventura e descoberta; os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar um conhecimento.
A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios, os recursos disponíveis são apenas instrumentos, contextualizando práticas integrando a escola com o mundo.
O desafio do sistema educacional é formar alunos cidadãos responsáveis e contínuos aprendizes.
A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Se for um professor- aprendiz inovador pode combinar roteiros previsíveis, trilhados com diferentes estratégias e caminhos do conhecimento e informação.
Se gostarmos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Ao focarmo-nos como aprendizes, muda a forma de ensinar.Se me vejo como aprendiz,antes do que professor, me coloco numa atitude mais atenta, receptiva, e com todos estes aspectos tecnológicos, o professor organiza o trabalho com finalidade de favorecer a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo neles uma autonomia na busca e seleção de informações, principalmente para que seja contínuos aprendizes.
Todo educador sabe que não basta treinar os alunos para a apreensão da realidade: é preciso motivá-los, supreendê-lo com projetos pedagógicos oferecidos pela escola nos diversas áreas do conhecimento humano.
Assim; imersos em um clima de aventura e descoberta; os alunos estarão prontos para assimilar informações e sedimentar um conhecimento.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Descrição do planejamento e execução da aula.
O planejamento foi realizado em grupo, no primeiro momento escolhemos o tema, pesquisamos usamos a ferramenta internet, livros, matrizes e habilidades do programa circuito campeão, data show, máquina digital, cartazes foods.
As atividades foram ministradas nas aulas de ciências com slads, cartazes e pesquisa na internet. O assunto envolveu as disciplinas de ciências e português no quais os alunos se mostraram entusiasmado e dominaram o assunto, responderam os questionamentos sobre o assunto finalizando as atividades que foram demonstradas e apresentadas na feira tecnológica da unidade escolar.
As atividades foram ministradas nas aulas de ciências com slads, cartazes e pesquisa na internet. O assunto envolveu as disciplinas de ciências e português no quais os alunos se mostraram entusiasmado e dominaram o assunto, responderam os questionamentos sobre o assunto finalizando as atividades que foram demonstradas e apresentadas na feira tecnológica da unidade escolar.
terça-feira, 10 de agosto de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Tecnologias na Educação
Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET
Cursista: Maria Albertina Francisco Guimarães
Tutor: Edemar
EIXO TEMATICO
ÁGUA UM BEM FINITO VAMOS ECONOMIZAR E
PRESERVA-LÁ
OBJETIVO GERAL:
Propiciar aos alunos momentos de reflexão sobre a importância da água à vida, conscientizando-os quanto a sua manutenção e conservação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender que a água potável é uni recurso natural finito e escasso;
• Reconhecer a necessidade de economizar água;
• Verificar as porcentagens de água doce e salgada. Assim como as potáveis;
• Observar o desperdício de água no dia-a-dia;
• Elaborar cartazes informativos e distribuir na Escola.
JUSTIFICATIVA:
Sabemos que a Terra é formada por muita água, que o Brasil é rico em recursos hídricos, mas que apenas 1% da água do Planeta está disponível para o uso. Em decorrência da crescente escassez de água doce, vimos através de este alertar para a necessidade de sua preservação e utilização consciente.
PROCEDIMENTOS:
Esta aula será desenvolvida durante as aulas ciências. Utilizar-se-á de aulas expositivas, pesquisa na internet, em casa através de observações no consumo e desperdício da água. O período de finalização das atividades sobre o assunto será de 18/06/2010, em uma feira de ciências realizada por todos os alunos da escola. Os alunos do 4ª da professora Edilene irão apresentar o que aprendeu para a comunidade escolar e os pais. As apresentações serão através de cartazes e slides apresentado em data show, distribuição de panfletos com dicas de como economizar água para manter a vida no nosso planeta.
DESENVOLVIMENTO:
A aula será desenvolvida com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A sala será dividida em 06 (seis) grupos, onde cada um terá uma situação problema para solucionar.
CONCLUSÃO:
Ao término das atividades citadas, os grupos farão um relatório de análise de dados e, os juntarão, analisarão e responderão a questão principal da aula: “Como preservar a água do nosso planeta para nos mantermos vivos?” Por final, distribuirão cartazes e folders informativos pela escola, sobre como economizar água e sua importância em nossa vida apresentação de slides em data show durante uma feira de ciências.
RECURSOS:
Internet, cartazes, panfletos, folderes informativos, painéis, livros do aluno, papel cartão, cartolina, câmera fotográfica, filmadora etc.
AVALIAÇAO:
• Participação;
• Organização.
• Criatividade;
• Conclusão dos grupos.
Assinar:
Postagens (Atom)